Translate

sábado, 25 de abril de 2015

Dia da Terra



O dia 22 de Abril, para quem não sabe, foi o Dia da Terra, e em homenagem ao nosso planeta, eu gostaria de deixar algumas curiosidades sobre ele por aqui. 

1 - A Terra é o quinto maior planeta do Sistema Solar e o único a ter uma camada de gases na atmosfera que garante condições para a existência de vida aqui. 

2 - Se a Terra não girasse, não existir ia vida. É que o lado do planeta que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o outro lado ficaria muito escuro e gelado.

3 - A Terra não é exatamente redonda. A rotação e a gravidade causaram um leve achatamento, o formato dela é chamado geoide.

4- A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, com 8.850 metros. Se consideradas as partes submersas, o vencedor seria o vulcão Mauna Kea, no Havaí, que tem 10.314 metros no total. 



5 - Os cientistas calculam que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos.

6 - A temperatura média da Terra fica em torno de 15º Celsius graças aos gases da atmosfera, que retêm parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, nosso planeta seria um lugar gelado.

7- Desde há vários milhões de anos que a Lua está se afastando da Terra a um ritmo lento, mas constante. Os cientistas calculam que a taxa de afastamento é de uns 3,8 centímetros ao ano, o que em longo prazo chegará a levar a Lua até uma distância crítica.
No entanto, os astrônomos acham que dentro de 5 bilhões de anos, quando o Sol se converterá numa gigante e vermelha atmosfera em expansão, provocará que o processo se reverta. A Lua voltará a aproximar-se da Terra e acabará por se desintegrar ao superar o denominado limite de Roche (18.470 quilômetros sobre nosso planeta) explodindo em mil pedaços e formando um espetacular anel, como o de Saturno, ao redor da Terra.


Gostaria de pedir para que todos colaborassem fazendo algo pelo planeta. Pode ser economizando água, plantando algo, evitando a emissão de gases prejudiciais, coisas assim, pois a Terra precisa de nossa ajuda. 

Temos que pensar não só em nós, mas nas futuras gerações que a habitarão. 
Espero que tenham gostado.

Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário