Translate

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O ensino no Brasil

Recentemente, no dia 1/10 o Times Higher Education publicou as 200 melhores instituições de ensino do mundo. A melhor instituição fica nos Estados Unidos, que é o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em segundo lugar ficou Harvard e em terceiro a britânica, Oxford.
 Foi uma pesquisa que muito chamou minha atenção, porquanto o Brasil não tem nenhuma universidade nesta lista, a USP ficou na faixa de 201ª e 225ª posições, e já era de se esperar.
Eu estudo em uma escola pública em São Paulo e a situação não é das melhores. Alunos que não sabem ao menos ler e escrever estão no segundo ano do ensino médio, é realmente lamentável. Na minha sala os professores passam as lições e trabalhos e menos da metade da sala os fazem. Eu fico pensando: "como pode uma coisa dessa?", "como um ser humano desvaloriza tanto o conhecimento?". Essa e outras são perguntas que me faço diariamente, porém não há resposta para elas. (Se alguém sabe, por favor me responda)
 Os jovens estão tão desanimados com relação aos estudos, talvez a culpa seja da mídia, novelas e coisas do tipo. Neles vemos pessoas ricas, maravilhosas, que conseguiram se tornar ricos por sorte, ou fazendo algo ridículo e acho que é isso que eles esperam que aconteça na vida deles. Posso estar sendo estraga prazer, mas a chance de isso acontecer é uma em um milhão.
E então uma pessoa assim, sem ao menos saber escrever um artigo de opinião, por um milagre passa no terceiro ano do ensino médio, e decide que quer fazer faculdade, seus pais pagam e óbvio ele desiste no primeiro semestre. Por que? Porque lá as coisas são diferentes, lá eles tem que fazer algo que nunca fizeram durante suas vidas, estudar. E é por isso que o Brasil não vai para a frente, e se continuar assim, só andará para trás.
Mas a culpa não é cem por cento dos alunos, tem muito professor que só quer ganhar seu salário sem ao menos dar aula. E então chega o fim do bimestre, o aluno entrega qualquer coisa e fica com dez na média, sim é assustador. Eu convivo com isso todos os dias, fico muito frustrada.
E os estudantes que realmente quer algo da vida geralmente vão estudar em outros países, normalmente na Europa ou nos Estados Unidos. E sinceramente, eu não os culpo por isso.
Eu fiquei revoltada com tal situação e tive que falar sobre esse assunto.
Vou deixar aqui dois links de dois vídeos que assisti esses dias. São bem interessantes, é de uma garota brasileira chamada Julia Jolie falando sobre as diferenças entre universidades brasileiras e americanas, e no outro ela fala sobre o estudo no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=Ks0_iNFks-k
https://www.youtube.com/watch?v=MdBO-na0OHE

Espero que tenham gostado do post, até mais. :) ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário