Translate

sábado, 27 de setembro de 2014

Motivos para ler

"Os bons escritores quase sempre tocam a vida. Os medíocres apenas passam a rapidamente a mão sobre ela. Os ruins a estupram e a deixam para as moscas. Entende agora porque os livros são tão odiados e temidos? Eles mostram os poros nos rosto da vida. Os que vivem no conforto querem apenas rostos com cara de lua de cera, sem poros nem pelos, inexpressivos. Estamos vivendo num tempo em que as flores tentam viver de flores, e não com a boa chuva e o humos preto." Ray Genius Bradbury

Esta frase já explica bastante coisa, mas deixe-me clarear um pouco o que quero dizer. Aos meus catorze anos de idade, um garoto de dezenove se apaixonou por mim. E eu como uma bobinha também me apaixonei por ele. Ele era, e ainda é um carinha muito nerd, esperto, e eu nunca havia ao menos lido um livro. Me sentia muito mal com esta situação e comecei a ler por causa dele. E o resultado: óbvio que me tornei amante dos livros, contudo não fiquei com o garoto, por motivos que não me convém contar. Mas quer saber? Eu só tenho a agradecê-lo. Depois do que aconteceu eu não consegui parar de ler e tenho tido um ótimo desempenho acadêmico, e isso só faz um ano!
Agora, depois de um ano que tudo isso aconteceu, já li mais de sessenta livros e comecei a olhar para a vida de uma forma diferente... Nem melhor, nem pior, apenas diferente. Meus erros ortográficos diminuíram consideravelmente, em uma redação são quase nulos. Antes eu tinha as ideias mas não conseguia passa-las ao papel, agora tenho mais facilidade com relação a isso.
Quando você começa ler você consegue argumentar, realizar hipóteses. Ah! É maravilhoso.
Entretanto, há algo que acontece que muitos considera um problema (eu já acostumei): você começa a ficar mais sozinho, e é como se todos aqueles seus amigos só se importassem com futilidades, eles só se importam em estar bonitos, ter o melhor celular e roupa, só falam da novela que você nunca ouviu falar... Você sabe que há muitas coisas mais importantes para se explorar nesta vida, tantas coisas maravilhosas escondidas nas páginas de um livro, e se você fala para eles o que respondem é "para de ser nerd"ou "você só pensa em estudar garoto(a)!", "como você é careta"etc. Isso é muito chato, e como você se cansa, começa a ficar mais sozinho. As pessoas de hoje só querem viver de status, sem se importar com calunias, e não aceitam a verdade.
Só que é claro que você conhece uma pessoa que também é leitora e se tornam melhores amigos, e vai por mim, é magnífico.  
Em suma, leiam! Não importa se você perderá amigos, é melhor sair da vida de ignorância.
Em breve farei um post com dicas de livros :) ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário